Nutrição

A importância dos Carboidratos nos Treinos longos

Durante uma atividade de longa duração todas as vias energéticas são utilizadas, porém, o combustível preferencial é o carboidrato. Esse macro nutriente é armazenado no nosso organismo sob a forma de glicogênio muscular, porém, esta reserva é limitada e insuficiente para uma atividade superior a 90 min. Sendo assim, é necessário fazer a reposição de carboidratos ao longo da atividade para garantir um bom desempenho.

Os cuidados para esse tipo de atividade devem começar 24 horas antes, com o carregamento de carboidratos, ou seja, aumentar o consumo deles ao longo do dia. Para evitar desconforto, evite alimentos crus e de difícil digestibilidade.

Para o dia do longão, a recomendação geral é o consumo de 30-60g de carboidratos por hora de atividade. Como fazer isso?

A forma mais prática é a utilização de gel de carboidratos (fornecem, em média, 20g de carboidratos/ sachê) e é importante escolher um gel que tenha tipos de carboidratos diferentes (glicose, frutose, palatinose, maltodextrina, waxy maize…), para otimizar a absorção.

Se preferir utilizar o alimento, não tem problema algum, mas é preciso estar atento à proporção da substituição e testá-los durante os treinos.

Segue uma lista de alimentos que podem substituir o gel:

???? 1 banana;

???? 4 Damascos;

???? 350ml de bebida esportiva;

???? 05 jujubas de carboidratos;

???? 30g de bananada;

???? 25g de rapadura;

???? 100g de cozida com sal grosso.

Os cuidados devem continuar no pós-treino, para garantir uma boa recuperação dos estoques de glicogênio muscular. Prefira carboidratos de fácil absorção e aceitação, como água de coco, bebidas esportivas e frutas.

Por: Roberta Lima – Nutricionista Velox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *